156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Worktiba Boqueirão começa a receber primeiros empreendedores e startups

Elicéia Dalprá, 40 anos, e Gislaine Queiroz, 48 anos, são sócias da startup curitibana Única Entrega, especializada em delivery feito só com mulheres de motos ou carros. Há dez anos no ramo de recepção de eventos, as empreendedoras curitibanas viram a clientela desaparecer com a pandemia e precisaram abrir a nova empresa no ano passado. […]

compartilhe
O Worktiba Boqueirão conta com estações ergonômicas, internet de fibra ótica, espaço para palestras e reuniões, projetores e apoio técnico para o desenvolvimento do projeto e negócios. Foto: SMCS

Elicéia Dalprá, 40 anos, e Gislaine Queiroz, 48 anos, são sócias da startup curitibana Única Entrega, especializada em delivery feito só com mulheres de motos ou carros. Há dez anos no ramo de recepção de eventos, as empreendedoras curitibanas viram a clientela desaparecer com a pandemia e precisaram abrir a nova empresa no ano passado. “Começou como o nosso plano B que está se transformando no nosso plano A”, afirma Elicéia.

Após conquistar mais de 150 clientes e fazer 7,5 mil entregas só em 2020, a startup curitibana começa uma nova etapa. A Única Entrega é uma das empresas e empreendedores que acabaram de ingressar no Worktiba Boqueirão, o terceiro coworking público da Prefeitura.

Previsto para ser aberto em 2020,  o Worktiba Boqueirão começou a funcionar apenas na semana passada por causa da pandemia. O espaço está localizado na Rua da Cidadania do bairro, ao lado do Terminal do Carmo.

Elicéia Dalprá, 40 anos, e Gislaine Queiroz, 48 anos, são sócias da startup Única Entrega, que acaba de ingressar no Worktiba Boqueirão.

“Para a Única Entrega, ingressar no Worktiba Boqueirão é muito importante, pois poderemos fazer conexões, desenvolver e aprimorar nossos projetos de crescimento em desenvolvimento”, avalia Gislaine.

Entre os planos da startup, estão lançar um aplicativo próprio e chegar a outras cidades no país. Hoje, o serviço de entregas só com mulheres está disponível apenas na Grande Curitiba.

Produtos delicados

A Única Entrega se especializou nas entregas feitas por mulheres, sobretudo de produtos delicados, que exigem mais atenção – bolos confeitados, cestas de café da manhã, cosméticos, bijuterias e cerâmicas, por exemplo. Com a expertise de empresa de recepção de eventos, Elicéia e Gislaine ensinam dicas de cordialidade e simpatia às entregadoras, muitas delas desempregadas por conta da pandemia, o que se tornou um dos diferenciais da empresa e uma das razões do sucesso.

Outro exemplo de serviço para a cidade que deve ganhar escala no Worktiba Boqueirão é a startup 1Local. A empresa, criada pelos empreendedores Nickole Chagas, 27 anos, Lucas Klein Cardoso, 30 anos, e Anthuan Goll, 33 anos, pretende ser uma plataforma on-line de fornecedores locais para realização de feiras e eventos em condomínios, empresas e clubes.

Os empreendedores Nickole Chagas, Lucas Klein Cardoso e Anthuan Goll estão desenvolvendo no Worktiba Boqueirão.

“Será um marketplace para fortalecer o comércio local, reunindo fornecedores, como foodtrucks, artesãos e feirantes para os mais diferentes eventos”, explica Nickole. O projeto de viabilidade da 1Local começa a ser desenvolvido no Worktiba Boqueirão.

Seleção

A Prefeitura de Curitiba selecionou por edital, no começo de 2021, 42 projetos para os Worktibas do Parque Barigui (24), do Cine Passeio (14) e do Boqueirão (4), além de cinco para participar do Worktiba Digital. São startups, empreendedores da economia criativa e movimentos de impacto social que irão ocupar gratuitamente os coworkings públicos por até 10 meses.

Os Worktibas são administrados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e contam com estações ergonômicas, computadores, internet de fibra ótica, espaço para palestras e reuniões, projetores e apoio técnico para o desenvolvimento do projeto e negócios.

“Idealizados pelo prefeito Rafael Greca, os Worktibas são um exemplo do trabalho conjunto de órgãos da Prefeitura para a geração de oportunidades nas áreas da inovação, em especial  para os jovens”, destaca Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.

Curitiba foi a primeira capital do país a inaugurar coworkings públicos gratuitos. Em 2017, a capital ganhou o Worktiba Barigui e, 2018, o espaço do Cine Passeio.

Confira os novos coworkers dos Worktibas de Curitiba

Worktiba Barigui

Re-Ciclos

Reciclajuda

ABIS Educação Transformadora

iFórmula

Teiacolab – Projeto Lazos

Alfred

Não Me Limite

Rodas Saúde

A Riqueza dos Resíduos – Aplicativo Transbordo

Impact.to – Negócios Sustentáveis

Scanner Biométrico com Tomografia de Coerência Ótica

Dela Engenharia e Soluções Sustentáveis

Okaut

Educação Financeira e Crédito Justo

BJJ Progress

Bridje

Hospeda Eventos

Lookforme

Cidade Pública

BuildV.

Planejamento de Carreira x Propósito

Consultoria em Desenvolvimento Integral (Codi)

Snooter – Buscador Veterinário

Muda Eletrônica

Worktiba Cine Passeio

Bloco Base

Tudu

Cooltivando Vida

Smart Admins

Gooser – Pontos de Retirada

Unboxcoffee

Cidade S.A.

Quociente Engenharia

SizeUP

B2bhotel – Facilidades para a Hotelaria

Slingui

Movimento Empreendedor 2C

Banco de Cursos

Heijunka 360

Worktiba Boqueirão

1Local

Única Entrega

PortaPorta

Leprovd

Worktiba Digital

PROfighter

ARBMAP – Sistema de Inventário para Manutenção de Árvores de Rua

Design Solution

FastAção de Professores – Formação de Professores Rápida e Eficaz

Bossa Nova Educação

NOTÍCIAS RELACIONADAS