156 Acesso àInformação

Programas em ação

Programas em ação

Worktibas da Prefeitura recebem novos empreendedores e já têm capacitações

Os novos empreendedores selecionados para os Worktibas da Prefeitura começaram a ocupar, nesta semana, as unidades do Parque Barigui e Cine Passeio (Centro). Nos dois coworkings públicos, 70 startups, profissionais de economia criativa e movimentos de impacto social já estão usando a estrutura gratuita e participando de capacitações, como liderança e trabalho em equipe. Os […]

compartilhe
Novos empreendedores ocupam espaços do Worktiba Barigui. – Na imagem, Augusto Berbiole e Luiz Castro. Curitiba, 10/03/2020. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Os novos empreendedores selecionados para os Worktibas da Prefeitura começaram a ocupar, nesta semana, as unidades do Parque Barigui e Cine Passeio (Centro). Nos dois coworkings públicos, 70 startups, profissionais de economia criativa e movimentos de impacto social já estão usando a estrutura gratuita e participando de capacitações, como liderança e trabalho em equipe.

Os profissionais poderão ocupar por até dez meses os espaços compartilhados de trabalho da Prefeitura, que contam com estações ergonômicas, computadores, internet de fibra ótica, espaço para palestras e reuniões, projetores e apoio técnico para o desenvolvimento do projeto e negócios.

Foram selecionados 40 coworkers para o Worktiba Barigui, que fica na Alameda Ecológica Burle Marx, s/n, Parque Barigui; 30 empreendedores para o Worktiba Cine Passeio, na Rua Riachuelo, 410, no Centro; e 40 empresas para o Worktiba Boqueirão, que será inaugurado ainda em março na Rua da Cidadania da regional.

“Os Worktibas, os primeiro coworkings públicos do país, buscam criar um ambiente que incentiva o empreendedorismo de impacto”, salienta Cíbia Clara Gimenez, coordenadora das unidades da Prefeitura.

O consultor Higino Mandaji criou, no ano passado, a startup B2B Hotel e espera com a entrada no Worktiba Cine Passeio aumentar suas conexões e conhecer potenciais investidores para sua plataforma que intermedia mão-de-obra terceirizada para o setor hoteleiro. “Minha solução vai oferecer profissionais autônomos, como atendentes, garçons e camareiros, para eventos em hotéis, reduzindo os custos destes estabelecimentos, segurança jurídica e facilidade de acesso de informações”, conta ele.

Os empreendedores Luiz Gustavo Castro e Augusto Rubiale começaram a ocupar o Worktiba Barigui, na última segunda-feira (9/3). Eles comandam a agência de marketing digital Inkoust e, com a entrada no coworking da Prefeitura, se preparam para lançar a plataforma MATO (Marketing para todos), com ferramentas e conteúdo gratuito sobre estratégias para empreendedores, além de serviços pagos de produção de conteúdo de divulgação digital e conexão com fornecedores.

“Além da estrutura gratuita, que nos ajuda a reduzir custo, no Worktiba teremos mentorias de especialistas, além de contato com outros empreendedores para futuras parcerias”, disse.

Capacitações

Nesta quarta-feira (11/3), os novos Worktibas participaram de uma palestra com a mentora de carreira e consultora de RH, Aline Sendo, que dividiu com os participantes a importância dos empreendedores valorizarem o trabalho em conjunto e explorarem o máximo de suas competências como líderes.

“A partir do momento que os profissionais que fazem parte de uma equipe percebem que seu líder faz questão de atuar lado a lado, que assume uma postura de igualdade, se esforça tanto quanto todos os envolvidos nos processos organizacionais para a entrega de resultados de excelência, eles passam a melhorar cada vez mais a sua performance e buscam realizar metas e objetivos de forma muito mais rápida e assertiva”, orienta ela.

Selecionada para o Worktiba Boqueirão, que será inaugurado até o fim de março, a produtora de conteúdo Leila Duarte participou da capacitação. No ano passado, ela abriu a Novoelo, que oferece consultoria e treinamento para potencializar o comportamento e reputação digital de empreendedores e empresas.

“Desenvolvemos estratégicas para a ‘e-reputação´, orientando clientes de como colocar sua marca nas redes sociais e em outras plataformas de compartilhamento de conteúdo”, explica Leila. Ela avalia que, com as conexões e capacitações oferecidas no Worktiba, conseguirá crescer o negócio.

Emprego do Futuro

Emprego do Futuro é uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como mobilidade urbana, sustentabilidade e cultura da inovação. A conexão de Curitiba e dos curitibanos com os desafios para a conquista dos Empregos do Futuro motivou um conjunto de ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação da cidade para garantir o crescimento sustentável de Curitiba.

Desenvolvidas pela Agência Curitiba/Vale do Pinhão e Fundação de Ação Social (FAS), as iniciativas englobam desde ações focadas no setor de tecnologia e inovação até as de capacitação de habilidades técnicas e humanas. O princípio é simples: muitas profissões “tradicionais” vão mudar e muitas novas vão surgir.

O objetivo é capacitar, apoiar e incentivar jovens e adultos, de forma que estejam mais bem preparados para as demandas do mercado de trabalho atual e futuro. As iniciativas incluem: Worktibas, 1ºEmpregotech, Primeiro Emprego, Tecnoparque, Liceus de Ofícios e Inovação, Bom Negócio, Mobiliza, Espaços Empreendedor, Empreendedora Curitibana, Fab Lab e Paiol Digital.

NOTÍCIAS RELACIONADAS